Na estrada do turismo comunitário…

TC

Com muita alegria inauguro esse blog com o propósito de partilhar experiências e dialogar sobre turismo comunitário, tema que tem me envolvido nos últimos anos e influenciado para que minha atuação profissional tenha um olhar mais humano a cada nova vivência. Vou logo contando onde e como tudo começou…

Fui pra Costa Rica em 2009 estudar e nem imaginava que aqueles dois anos dariam um novo sentido para minha profissão.  Foi lá que escutei falar pela primeira vez em Turismo Rural Comunitário e desde então mergulhei nesse tema. Cai na estrada para conhecer comunidades na Costa Rica, no Brasil e na Argentina, participei de eventos específicos sobre o assunto e comecei a trabalhar com comunidades. Hoje não vejo como seguir vivenciando tudo isso sem partilhar o que tenho visto nessas andanças e por isso estamos aqui!!

Vou compartilhar assuntos com vcs específicos sobre turismo comunitário, minhas viagens, comunidades, publicações acadêmicas, conceitos, politicas públicas na América Latina e sobre o que esta rolando no Brasil e países vizinhos. Gostaria também de escutar vcs, conhecer suas experiências com turismo comunitário e saber o que gostariam de ler por aqui sobre o assunto 🙂

Para falar de turismo comunitário teremos que provocar nossa lógica em um processo de construção e desconstrução do saber e reconhecer que o que sabemos hoje sobre turismo pode e deve ser visto com outras lentes.  Por exemplo, aprendemos que os produtos e serviços são definidos pela demanda, mas sabemos que em turismo comunitário esse processo é bem diferente.  A comunidade é quem decide o que quer e o que não quer partilhar sobre seu modo de vida.

É um turismo que promove outra lógica de mercado e exige um novo perfil para os profissionais que se aventurarem por esse caminho. Pede um olhar mais amplo sobre a dinâmica do território e suas relações e um comprometimento por um desenvolvimento em escala humana.

E como ainda temos muito mais perguntas que respostas, bora caminhar que a estrada é longa. Em breve volto aqui para contar um pouquinho sobre a Vila da Barra do Una, comunidade caiçara, em Peruíbe.

Que esse turismo caracterizado por promover encontros nos inspire a aproveitar cada encontro que a vida nos brinda!!

O ser humano se torna eu pela relação com o você. À medida que me torno eu, digo você. Todo viver real é encontro .” Martin Buber

Anúncios

10 comentários sobre “Na estrada do turismo comunitário…

  1. Pingback: E assim aconteceu a Roda de Conversa… | Turismo comunitário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s