E assim aconteceu a Roda de Conversa…

…com o melhor de cada um!

Encontros, reencontros, trocas de experiências, conversas inspiradoras, descobertas, vontade de fazer e um espírito de compromisso coletivo marcaram a Roda de Conversa que aconteceu dia 23 de junho em São Paulo!!

Estiveram presentes quase 90 pessoas de várias partes do Estado, entre elas representantes de comunidades, iniciativa privada, órgãos públicos, sistema S, professores, estudantes, guias, ONGs e consultores que atuam com Turismo de Base Comunitária. Fizemos um mapeamento dos participantes e você pode visualizar aqui.

imagens

Da esquerda para a direita: Isabel Aparecida dos Santos Mayer – IBEAC; Dino Xavier Zammataro – Ambiental Viagens; Sr. Francisco de Sales Coutinho – Quilombo Resex Mandira; Sr. Ananias de Souza – Bonete na Ilha Bela; Jorlei da Costa Pereira – Circuito Quilombola e Daniella Marcondes – Câmara Técnica de Ecoturismo do Parque Estadual de Ilha Bela.

As inscrições superaram nossas expectativas e para não deixar ninguém de fora adaptamos o encontro que aconteceu simultaneamente em três salas. O evento foi dividido em dois momentos. No primeiro as conversas giraram em torno do “estado da arte” do Turismo de Base Comunitária no Estado seguindo a proposta de promover o dialogo e a interação entre os participantes.

FOTOCONVERSA

O segundo momento foi dedicado à construção de propostas para o fortalecimento do Turismo de Base Comunitária. Os participantes se dividiram de acordo com seus interesses entre os eixos temáticos propostos: comercialização, articulação e políticas públicas. Assim, o desafio da construção coletiva foi cumprido e 16 propostas foram apresentadas. A construção continua e em breve estaremos fazendo um novo convite para avançarmos para o próximo passo: debater a viabilidade das propostas e dar seus devidos encaminhamentos.

Conscientes do desafio de um trabalho coletivo, contamos com o compromisso de todos em seguir dando o SEU MELHOR nessa construção e esperamos que outros venham a somar nessa caminhada.

Agradecemos a presença de cada um na Roda de Conversa e principalmente a entrega de vocês ao desafio de construir coletivamente as propostas para nosso Estado, pois graças ao comprometimento de todos conseguimos alcançar o propósito desse encontro.

rodas1

Convido os participantes da Roda de Conversa a contar um pouco sobre sua experiência com turismo comunitário, como começou, o que esta fazendo e quais são seus desafios hoje. Vamos partilhar nossas histórias e começar a construir essa rede que tanto falamos durante o encontro. Compartilho um pouco sobre minha experiência e espero ter a oportunidade de conhecer a sua 😉

O Turismo Comunitário Blog só conseguiu realizar a Roda de Conversa graças a muitas mãos e corações que deram o seu melhor para que esse momento acontecesse. Parabéns pra toda equipe do Grupo de Pesquisa em Territorialidades, Políticas Públicas e Conflitos na Conservação de Patrimônios da EACH-USP, que se viraram nos trinta na organização e execução do evento. Um muito obrigada aos apoiadores que se identificaram com a proposta: ao Centro de Pesquisa e Formação do Sesc que gentilmente disponibilizou o espaço e os coffee breaks, a Plural que fez o mapeamento dos participantes, ao Manufatura de Ideias e Kizomba Produções que fizeram todo o registro em vídeo e fotos que logo estarão disponíveis com alguns depoimentos feitos durante o encontro, ao Black Bird pela linda produção gráfica dos matérias e ao Projeto Bagagem que cedeu a isenção da taxa de inscrição do Encontro Nacional da Turisol para um membro da organização e para um membro de uma comunidade.

Nos vemos em Brasília no Encontro Nacional da Turisol para seguir compartilhando e construindo!!

Com o melhor de mim abraço a cada um!

Thalita Tomazetti

Anúncios

Um comentário sobre “E assim aconteceu a Roda de Conversa…

  1. Pingback: Hora de por a mão na massa! | Turismo comunitário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s